O que é o globale?

globale é um festival que propõe, através da exibição de filmes de ficção e documentário, construir momentos de debate com um público amplo sobre temas relacionados aos processos de globalização. É um festival sem fins lucrativos, não competitivo e que, portanto, não entrega prêmios nem cobra taxas de inscrição. globale nasceu em Berlim (Alemanha), em 2003, e segue sendo realizado até hoje com o propósito, inclusive, de que as sedes do festival sigam multiplicando-se, de forma a criar uma rede.

Atualmente, o globale acontece em três cidades alemãs, em Montevidéu (Uruguai), desde 2009, e também em Varsóvia (Polônia) desde 2010. Em 2011, o festival chegou a Bogotá (Colômbia) e ao Rio de Janeiro.

Os comitês organizadores em cada cidade-sede são compostos por um grupo heterogêneo de pessoas que colaboram de forma solidária na organização do festival. O grupo tem uma gestão horizontal e o compromisso de tomar suas decisões por consenso.

Se você também quiser colaborar ou saber mais sobre a edição carioca do festival globale, fale com a gente: globalerio@gmail.com

2011 - Programação de A a W: mais informações sobre os filmes




Aperreio
Aperreio

Doty Luz e Humberto Capucci. Brasil, 2010, 20min.
Sinopse: Poesia e sabedoria popular propõem uma reflexão sobre o atual modelo de desenvolvimento econômico.

Sessões:
20/11 – 15h – Centro Cultural Justiça Federal


Arte Eleitoral Gratuita
IZP. Brasil, 2010, 2min.  
Sinopse: O filme registra uma ação coletiva questionando o modo de se fazer política no Brasil.

Sessões:
22/11 – 20h – Cine Ataque no Ocupa Rio - Cinelândia
24/11 – A partir das 16h – Lona Cultural Serginho Meriti 
26/11 – A partir das 21h – Cinema Nosso - Maratona


A Terra Da Lua Partida (The Broken Moon)

Marcos Negrão e Andre Rangel. Brasil, 2010, 52min.
Sinopse: No Himalaia, um velho nômade vive em uma das mais isoladas regiões do Planeta. Porém uma repentina mudança no Clima está secando os rios e transformando muitos vales em desertos. Presenciando o colapso de seu povo, Sonam inicia uma desesperada busca para mudar o seu destino.

Sessões:
24/11 – 18h30 – Centro Cultural Justiça Federal


Brad, Uma Noite A Mais Nas Barricadas
Miguel Castro. Brasil, 2007, 55min.
Sinopse: O filme conta a história de Brad, ativista do movimento antiglobalização e membro do Centro de Mídia Independente - CMI que é assassinado em Oaxaca/México, quando registrava uma rebelião popular.

Sessões:
18/11 – 15h – Centro Cultural Justiça Federal
25/11 – 18h30 – Centro Cultural Justiça Federal
26/11 – A partir das 21h – Cinema Nosso - Maratona


Canções De Resistência Guarani

Ricardo Sá. Brasil, 2011, 21min.
Sinopse: No Estado do Espírito Santo vivem cerca de 350 Mbya Guarani. Apesar de terem seu território tomado pela produção de celulose, conseguiram manter seus hábitos e tradições.

Sessões:
20/11 – 18h30 – Centro Cultural Justiça Federal
21/11 – 19h – Espaço Troque Uma Arma por um Pincel
26/11 – A partir das 21h – Cinema Nosso - Maratona

 
Da Margem Ao Centro: O Outro Lado Do Desenvolvimento
Marcia Shoo. Brasil, 2009, 34min.
Sinopse: Discute os conflitos ambientais na baía de Sepetiba, onde pescadores e comunidades locais sofrem os impactos de grandes projetos de desenvolvimento implementados na região, nos últimos anos.

Sessões:
20/11 – 15h – Centro Cultural Justiça Federal


Dependente (Dependente - The Fight For Brazil's Red Earth)
Dependente
Marco Keller. Alemanha, 2010, 85min.
Sinopse: Filmado no Brasil, conta a história da terra e do povo GUARANI-KAIOWA em sua luta contra a globalização do capital.

Sessões:
20/11 – 18h30 – Centro Cultural Justiça Federal


Ecobarreiras
Gustavo Pelizzon, Lucas Zappa e Marcio Isensee. Brasil, 2010, 7min.
Sinopse: Discute a construção de um muro na comunidade Santa Marta, em Botafogo (Rio de Janeiro). Parte de um projeto amplo de ocupação do Estado nas favelas (simbolizado pelas UPPs), os "ecolimites" são questionados pelos maiores interessados: os moradores locais.

Sessões:
23/11 – 18h30 – Centro Cultural Justiça Federal
25/11 – 19h30 – Loja da Roça


Encontro Com Milton Santos Ou O Mundo Global Visto Pelo Lado De Cá

Silvio Tendler. Brasil, 2006, 89min.
Encontro Com Milton Santos

Sinopse: Quatro meses antes de seu falecimento, em 2001, o geógrafo Milton Santos fala sobre a globalização sob a perspectiva da periferia global.

Sessões:
18/11 – 18h30 – Centro Cultural Justiça Federal

É Tudo Mentira
Jaco Galdino. Brasil, 2007, 10min.    
Sinopse: É Tudo Mentira mostra os danos socioambientais causados pela carcinicultura (criação de camarão em cativeiro); a luta e organização da sociedade civil para impedir a implementação da maior fazenda de camarão do Brasil, em Caravelas, e como foi a criação da reserva extrativista de Cassurubá/BA.

Sessões:
21/11 – 19h – Espaço Troque Uma Arma por um Pincel
26/11 – A partir de 21h – Cinema Nosso - Maratona


Heróis Do Cotidiano
Heróis do Cotidiano

Antonio Pessoa. Brasil, 2010, 15min.    
Sinopse: Realizado como parte do prêmio Funarte: Artes Cênicas na Rua, 2009, registra diversas performances do coletivo Heróis do Cotidiano. Na intervenção “Em Busca do Herói Cotidiano”, o coletivo se fantasiou de heróis de histórias em quadrinhos e desenhos animados e entrevistou pessoas nas ruas, interrogando se existem ou não heróis na sociedade atual. Em “Faxina das Estátuas”, os Heróis realizam a limpeza de monumentos da cidade do Rio de Janeiro. Em “O Poder da Invisibilidade”, os Heróis entrevistam moradores de rua para saber o que é um herói na opinião deles. Em “Soltando as Preocupações”, os Heróis sobem o morro Santa Marta, procurando identificar os problemas dos moradores para lançá-los pelos ares, por intermédio de balões de gás hélio.

Sessões:
18/11 – 15h – Centro Cultural Justiça Federal


Jardim Beleléu
Jardim Beleléu
Ari Candido Fernandes. Brasil, 2009, 15min.
Com Flavio Bauraqui, José Wilker e Thalma de Freitas.
Sinopse: Cidade Tiradentes/SP, 2017, Itamar, operário, pai de família, morador da periferia, volta do trabalho de ônibus e sofre um assalto, perdendo todo o salário do mês. Ele procura vingança, enquanto seus pensamentos enfrentam cruéis dúvidas. Dirigido por um dos idealizadores do Dogma Feijoada – movimento cinematográfico disposto a questionar os estereótipos e o modelo perverso de representação do negro veiculados pelo cinema e pela TV.

Sessões:
19/11 – 18h30 – Centro Cultural Justiça Federal
26/11 – A partir das 21h – Cinema Nosso - Maratona


Keralux
Keralux
Juliana Cavalcanti. Brasil, 2011, 16min.
Sinopse: A comunidade conta a história do bairro Jardim Keralux (São Paulo/SP) que enfrenta conflitos socioambientais e fundiários. Os casos se confundem com a vida de cada um.

Sessões:
25/11 – 19h30 – Loja da Roça


Lá e Cá
Clarissa Guarilha. Brasil, 2007, 22min.    
Sinopse: Sofrendo as consequências da especulação imobiliária e da grilagem de terras, caiçaras da Praia Grande de Cajaíba foram obrigados a deixar sua terra nativa para viver na periferia da cidade de Paraty, no Rio de Janeiro. A diretora vai ao encontro dos ex-moradores e dos que ainda lutam para sobreviver na praia.

Sessões:
23/11 – 15h – Centro Cultural Justiça Federal
26/11 – A partir das 21h – Cinema Nosso - Maratona


Luto Como Mãe
Luis Carlos Nascimento. Brasil, 2009, 70min.
Sinopse: A cidade do Rio de Janeiro, Brasil, é palco de execuções sumárias e arbitrárias cometida por agentes do Estado. Cada morte arrasta consigo a dor de quem fica, afetando todo o seu círculo social, especialmente a família e amigos. O documentário “Luto Como Mãe” centra-se nas histórias destes sobreviventes, mulheres em grande maioria, que lutam por justiça e para saírem da invisibilidade.

Sessões:
26/11 – 15h – Centro Cultural Justiça Federal


Mama Chocó (Mamá Chocó)
Diana Kuellar. Colômbia, 2010, 58min.    
Sinopse: Chocó, na Colômbia, é uma das regiões com maior riqueza natural e hidráulica no mundo, daí vem nossa personagem: Paulina, uma mulher fértil como sua terra, mãe de 26 filhos, parteira e artista. Uma pessoa com uma alegria e amor surpreendentes.

Um dia um bombardeio a obriga a deixar sua casa e sua terra junto com sua família e vizinhos. Junto a milhares de deslocados caminha durante meses até chegar a Cali.

Abandonados à sorte, eles não tem opção e começam a se amontoar numa casa de madeira, plástico e terra. Com cantos, Paulina evoca seu povo e nos leva numa viagem imaginária a uma região rica e desolada pela guerra, onde escutamos a voz dos que ficaram. É a crônica dolorida do desterro e da luta por sobreviver dignamente no lugar que chamamos de lar.

Sessões:
19/11 – 10h – Ponto Cine
26/11 – A partir das 21h – Cinema Nosso - Maratona


Mojubá Quilombos
Lúcia Araújo. Brasil, 2005, 30min.
Sinopse: Mostra a trajetória de resistência de muitos negros, cuja luta pelo sonho de liberdade sustentou quilombos e motivou muitas rebeliões. Ganga Zumba, Zumbi, Luiza Mahin e Cosme Bento dos Chagas são alguns dos nomes que escreveram essa história, ainda presente na memória e na atual resistência de remanescentes quilombolas.

Sessões:
19/11 – 18h30 – Centro Cultural Justiça Federal


Mulheres E Mudança Climática (Mujeres Y Cambio Climático)
Flavio Pazos. Uruguai, 2010, 10min.    
Sinopse: O documentario apresenta as causas das mudanças climáticas apontando os impatos desiguais sobre as mulheres.

Sessões:
24/11 – 18h30 – Centro Cultural Justiça Federal


Muro Da Vergonha
Muro da Vergonha
Bloco Se Benze Que Dá. Brasil, 2010, 5min30
Sinopse: Para que servem os muros que cercam as favelas? Barreira Acústica? Proteção Ambiental? Neste documentário, os moradores da Maré discutem o que está por trás dessas construções.

Sessões:
23/11 – 18h30 – Centro Cultural Justiça Federal
23/11 – 17h – Biblioteca Parque de Manguinhos – Sala Meu Bairro
25/11 – 19h30 – Loja da Roça


Na Área (On Side)

Na Área
Jonas Amarante. Brasil / Reino Unido, 2011, 15min.
Sinopse: 3 estrangeiros. 3 diferentes histórias de vida. 3 realidades distintas. A mesma cidade: Londres. A mesma paixão: futebol.

Sessões:
19/11 – 18h30 – Ponto Cine
26/11 – A partir das 21h – Cinema Nosso - Maratona


Nem Um Minuto De Silêncio
Brigada Audiovisual da Via Campesina. Brasil, 2008, 23min.
Sinopse: Analisa os acontecimentos que levaram ao assassinato do camponês Keno, em 2007, no Paraná, onde 20 agricultores foram assassinados nos últimos 10 anos em conflitos fundiários.

23/11 – 17h – Biblioteca Parque de Manguinhos – Sala Meu Bairro


Nossa Água: O Movimento Que Move As Pessoas

Marcilene Maia. Brasil, 2011, 8min.
Sinopse: Crianças e jovens apresentam seu olhar sobre os conflitos ambientais relacionados à monocultura de frutas na Chapada do Apodi (Ceará), onde vivem.

Sessões:
20/11 – 15h – Centro Cultural Justiça Federal


O Dia De Salma (Le Jour De Salma)
O Dia de Salma
Maria Rita Nepomuceno. Brasil / Itália / França, 2010, 7min.
Sinopse: Salma é uma imigrante árabe em Paris. O que ela pensa?

Sessões:
22/11 – 20h – Cine Ataque no Ocupa Rio - Cinelândia
26/11 – 15h – Centro Cultural Justiça Federal
26/11 – A partir das 21h – Cinema Nosso - Maratona


PAC Manguinhos: Promessa, Desconfiança E Esperança
Fabiana Melo Sousa. Brasil, 2009, 40min.
Sinopse: Passado um ano de início das obras do "PAC Manguinhos" (Programa de Aceleração do Crescimento) quais são os principais impactos na saúde da população e as intervenções de saneamento da região? Neste documentário são entrevistados gestores públicos, os moradores de Manguinhos (Rio de Janeiro/RJ) e representantes de movimentos sociais, para buscar as diversas opiniões sobre quais são os desafios na proposta de intervenção do Governo Federal. Será que Manguinhos vai mudar? Para melhor ou para pior?

Sessões:
23/11 – 18h30 – Centro Cultural Justiça Federal
23/11 – 17h – Biblioteca Parque de Manguinhos – Sala Meu Bairro
    

Poro: Intervenções Urbanas E Ações Efêmeras
Poro
Brígida Campbell, Marcelo Terça-Nada e Michel Brasil. Brasil, 2009, 20min.
Sinopse: Este documentário aborda as principais intervenções urbanas realizadas entre 2002 e 2009 pelo coletivo Poro. Além das imagens e registros, boa conversa sobre arte no espaço público e questões tangentes.
Produzido pela Rede Jovem de Cidadania em parceria com o Poro. Realização: Associação Imagem Comunitária.

Sessões:
19/11 – 10h – Ponto Cine


Povo Marcado - A Voz Da Mulher Encarcerada
Povo Marcado
Werinton Kermes e Luciana Lopez. Brasi, 2008, 30min. 
Com participação especial de Paulo Betti.  
Sinopse: Povo Marcado é o nome de um programa de rádio produzido por detentas da cadeia pública de Votorantim/SP. O documentário mostra esse projeto e traz a certeza de que o encarcerado, além de pagar por um crime que cometeu, necessita também de uma oportunidade tanto de trabalho quanto de voz.

Sessões:
25/11 – 18h30 – Centro Cultural Justiça Federal


Proibido Parar
Christian Caselli. Brasil, 2010, 6min30.    
Sinopse: Flagrante em pleno o Largo da Carioca - centro da cidade do Rio de Janeiro/RJ - discute a liberdade de expressão e a ação popular.

Sessões:
22/11 – 20h – Cine Ataque no Ocupa Rio - Cinelândia
23/11 – 18h30 – Centro Cultural Justiça Federal
25/11 – 19h30 – Loja da Roça
26/11 – A partir das 21h – Cinema Nosso - Maratona


Rádio Interofônica: Ação Papos Ambulantes Em Recife
Rádio Interofônica
Mariana Novaes e Marcelo Wasem. Brasil, 2010, 6min50.
Sinopse: Registro artístico da ação "Papos ambulantes", que consistia em criar uma intervenção sonora na cidade, estabelecendo uma ponte entre evento e entorno. O principal mote era a criação de um ambiente de interação entre artistas e público, através da distribuição de CDs de músicas livres (sem propriedade intelectual restritiva), utilizando um veículo móvel com autofalantes e microfone.

Sessões:
25/11 – 18h30 – Centro Cultural Justiça Federal
26/11 – A partir das 21h – Cinema Nosso - Maratona


Remoções: ‘a expressão do mais perverso da nossa sociedade'
WITNESS.org, Brasil / EUA, 2010, 6min30.    
Sinopse: Esta série de vídeos traz trechos de entrevistas gravadas durante o seminário "Impactos Urbanos e Violações dos Direitos Humanos em Mega-Eventos Esportivos", realizado em novembro de 2010, em São Paulo/SP.
Neste vídeo, conversamos com o Guilherme Marques (Soninho), ativista do Rio Janeiro e pesquisador do IPPUR/UFRJ.

Sessões:
26/11 – 15h – Centro Cultural Justiça Federal


Remoções: 'como arrancar uma planta com raiz e tudo'
WITNESS.org. Brasil / EUA, 2010, 4min45.    
Sinopse: Esta série de vídeos traz trechos de entrevistas gravadas durante o seminário "Impactos Urbanos e Violações dos Direitos Humanos em Mega-Eventos Esportivos", realizado em novembro de 2010, em São Paulo/SP.
Neste vídeo, conversamos com o Leandro Anton, do Quilombo do Sopapo no bairro do Cristal, em Porto Alegre/RS.

Sessões:
23/11 – 18h30 – Centro Cultural Justiça Federal


Salvem Os Ricos
Coletivo Heróis do Cotidiano. Brasil, 2010, 9min25.    
Sinopse: Os performers/ativistas invadem o bairro do Leblon, na cidade do Rio de Janeiro/RJ, para defender ironicamente os ideais dos ricos cariocas. O vídeo mostra a reação dos transeuntes diante da manifestação.

Sessões:
18/11 – 18h30 – Centro Cultural Justiça Federal
19/11 – 10h – Ponto Cine
26/11 – A partir das 21h – Cinema Nosso - Maratona


São Jorge E Seus Dragões
São Jorge e Seus Dragões
Sandro José da Silva. Brasil, 2011, 21min.    
Sinopse: Contam no Quilombo de São Jorge que a crueldade dos senhores escravistas os transformou em dragões. O filme é inspirado no cotidiano de resistências do Povo de São Jorge e o que eles denominam "Seus Dragões": Monocultivo de Eucalipto, Cana, Ruralistas, Poderes Públicos, Produção de Carvão Vegetal.

Sessões:
19/11 – 18h30 – Centro Cultural Justiça Federal


Sucata De Plástico
Sucata de Plástico
Bruno Xavier / Nigéria Filmes.    Brasil, 2011, 7min.
Sinopse: O veneno invisível dos agrotóxicos se revela de forma subjetiva na prática diária da pequena usina de reciclagem de Quixeré, no interior do Ceará.

Sessões:
20/11 – 15h – Centro Cultural Justiça Federal
22/11 – 20h – Cine Ataque no Ocupa Rio - Cinelândia


Sucumbios, Terra Sem Mal (Sucumbios, Tierra Sin Mal)
Sucumbios
Arturo Hortas.    Espanha, 2011,    29min58.
Sinopse: A extração de petróleo em Sucumbios/Equador começou em 1967 e afetou cinco nacionalidades indígenas, entre elas o povo Cofán.

Sessões:
23/11 – 15h – Centro Cultural Justiça Federal


Teclópolis (Teclópolis)

Teclópolis
Javier Mrad e Cancan Club. Argentina, 2009, 12min.    
Sinopse: Animação. Era uma vez... revistas se agitam ao vento. Uma câmera Super-8 rasteja sobre uma mesa enquanto um cobertor velho vem e vai. De repente, um rato. Então, uma civilização correndo em direção a seu destino inevitável. Poluição por plásticos atingiu tal ponto que até mesmo as praias mais remotas não estão seguras.

Sessões:
21/11 – 19h – Espaço Troque Uma Arma por um Pincel
22/11 – 20h – Cine Ataque no Ocupa Rio - Cinelândia
25/11 – 19h30 – Loja da Roça
26/11 – A partir das 21h – Cinema Nosso - Maratona


Terraplana
Ludmila Curi e Toinho Castro. Brasil, 2009, 15min.
Sinopse: Uma ficção/ viagem por Bolívia, Peru, Turquia, Rússia, China e Nova Zelândia

Sessões:
26/11 – A partir das 21h – Cinema Nosso - Maratona


Terras Indígenas Não São Para Obras Da Copa Nem Olimpíadas
WITNESS.org. Brasil / EUA, 2010, 4min08.    
Sinopse: Integra uma série de vídeos com trechos de entrevistas gravadas durante o seminário "Impactos Urbanos e Violações dos Direitos Humanos em Mega-Eventos Esportivos", realizado em novembro de 2010 em São Paulo/SP.
Neste vídeo, conversamos com a Miryám Hess da Rede Grumin de Mulheres sobre o impacto das remoções nas comunidades indígenas do país.

Sessões:
26/11 – 15h – Centro Cultural Justiça Federal

Territórios de Sacrifício

Territórios De Sacrifício Ao Deus Do Capital: O Caso Da "Ilha Da Madeira”

Fabiana Melo Sousa. Brasil, 2010, 20min.
Sinopse: Quais são os resultados do 'Progresso" para as populacões de um determinado território quando este é escolhido pelo "Deus do Capital" para ser uma "Zona de sacrifício"? Esta é a pergunta central que o documentário faz aos moradores da Ilha da Madeira em Sepetiba (Rio de Janeiro/RJ), que constroem sua própria versão do que significa o "desenvolvimento econômico". Ao recordarem a trágica chegada da Ingá Mercantil (1960), refletem sobre seus medos e angústias diante das novas perpectivas de mudanças no local onde pretende-se construir um dos maiores portos do Brasil. Quem ganha e quem perde com a chegada do progresso???

Sessões:
20/11 – 15h – Centro Cultural Justiça Federal


Tucuruí – A Saga De Um Povo
Silvia Alvarez. Brasil, 2010, 16min.    
Sinopse: Os mais de 25 anos da barragem de Tucuruí não significaram desenvolvimento para a região. A indústria de alumínio prospera e as famílias do entorno da hidrelétrica não têm luz.

Sessões:
23/11 – 15h – Centro Cultural Justiça Federal


Um Domingo No MAM
Letícia Simões. Brasil, 2011, 20min.
Sinopse: No Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro/RJ, os últimos domingos de janeiro a julho de 1971 entraram para a história das artes e da cultura brasileira como os Domingos da Criação. O crítico e curador Frederico Morais convidou uma série de artistas para realizar diversas manifestações ligadas a materiais como o papel, a terra, o tecido, o corpo, o som e o fio.

Toda memória, porém, pode e deve ser reativada a partir do nosso presente. Afastando o ranço nostálgico de uma visita ao passado e aceitando a impossibilidade de refazer os Domingos da Criação como foram feitos, artistas plásticos, entre as novíssimas Isabel Sá Roriz e Vivian Caccuri, e participantes da primeira edição, como Cildo Meireles, propuseram a articulação entre a memória dos eventos de 1971 com as novas possibilidades de reunir artistas e população ao redor de um impulso criativo. Assim, nasce “Um Domingo No MAM”: como o registro dessa tentativa.

Sessões:
24/11 – A partir das 16h – Lona Cultural Serginho Meriti



Vídeo Informes CMI La Plata (Video Informes CMI La Plata)
Indymedia La Plata / Lanzallamas. Argentina / Espanha, 2010, 10min.
Sinopse: Video Informes sobre os 34 anos da Ditadura Militar Argentina

Sessões:
26/11 – A partir das 21h – Cinema Nosso - Maratona


Vozes Da Missão - Favela Do Metrô
WITNESS.org e Moradores da Favela do Metrô. Brasil / EUA, 2011, 4min57.    
Sinopse: Nos dias 18-20 de maio de 2011, a Relatoria do Direito Humano à Cidade da Plataforma Dhesca Brasil organizou uma missão especial no Rio de Janeiro/RJ para investigar os impactos da Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016 em comunidades que estão sofrendo processos de remoção e despejo. Estas são as Vozes da Missão.

Sessões:
26/11 – 15h – Centro Cultural Justiça Federal



Vozes Da Missão - Morro Da Providência
WITNESS.org e Moradores do Morro da Providência. Brasil / EUA, 2011, 4min21.
Sinopse: Nos dias 18-20 de maio de 2011, a Relatoria do Direito Humano à Cidade da Plataforma Dhesca Brasil organizou uma missão especial no Rio de Janeiro/RJ para investigar os impactos da Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016 em comunidades que estão sofrendo processos de remoção e despejo. Estas são as Vozes da Missão.

Sessões:
23/11 – 18h30 – Centro Cultural Justiça Federal


Vozes Da Missão – Restinga
WITNESS.org e Moradores da Comunidade da Restinga. Brasil / EUA, 2011, 3min52.
Sinopse: Nos dias 18-20 de maio de 2011, a Relatoria do Direito Humano à Cidade da Plataforma Dhesca Brasil organizou uma missão especial no Rio de Janeiro/RJ para investigar os impactos da Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016 em comunidades que estão sofrendo processos de remoção e despejo. Estas são as Vozes da Missão.

Sessões:
23/11 – 18h30 – Centro Cultural Justiça Federal


Vozes Da Missão - Vila Recreio 2
WITNESS.org e Moradores da Vila Recreio 2. Brasil / EUA, 2011, 4min43.
Sinopse: Nos dias 18-20 de maio de 2011, a Relatoria do Direito Humano à Cidade da Plataforma Dhesca Brasil organizou uma missão especial no Rio de Janeiro/RJ para investigar os impactos da Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016 em comunidades que estão sofrendo processos de remoção e despejo. Estas são as Vozes da Missão.

Sessões:
23/11 – 18h30 – Centro Cultural Justiça Federal


Vozes do Clima
FASE. Brasil, 2009, 18min.
Os biomas brasileiros estão sendo drasticamente impactados pelas monoculturas e pelas alterações do clima. Neste documentário, as populações tradicionais, camponesas e ribeirinhas da Amazônia, Mata Atlântica, Pantanal e Cerrado contam como isso afeta suas vidas e mandam sua mensagem para Copenhague, na reunião da COP 15, para que suas vozes sejam ouvidas e respeitadas.

Sessões:
24/11 – 18h30 – Centro Cultural Justiça Federal


Xingu
Xingu: Porque Não Queremos Belo Monte
Olhear electromatto. Brasil, 2010, 18min.
Sinopse: Comunidades indígenas e ribeirinhas que vivem na região da Volta Grande do Xingu revelam como as bases simbólicas e materiais que garantem sua sobrevivência serão afetadas pela construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, projetada para ser a terceira maior do mundo.

Sessões:
23/11 – 15h – Centro Cultural Justiça Federal


Witness No Rio: Uso Do Vídeo Contra As Remoções Forçadas (WITNESS in Rio: Training Activists to Use Video to Fight Forced Evictions)
WITNESS.org. Brasil / EUA, 2011, 3min55.
Sinopse: Entre 22 e 29 de julho de 2011, a Witness e seus parceiros organizaram uma oficina de 8 dias sobre o uso estratégico do vídeo para 16 ativistas, lutando contra as remoções forçadas de comunidades pobres no Rio, por causa das obras para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Sessões:
22/11 – 20h – Cine Ataque no Ocupa Rio - Cinelândia
25/11 – 18h30 – Centro Cultural Justiça Federal
26/11 – A partir das 21h – Cinema Nosso - Maratona

Veja a tabela de dias, salas e horários (clique na imagem para aumentá-la):


Nenhum comentário:

Postar um comentário