O que é o globale?

globale é um festival que propõe, através da exibição de filmes de ficção e documentário, construir momentos de debate com um público amplo sobre temas relacionados aos processos de globalização. É um festival sem fins lucrativos, não competitivo e que, portanto, não entrega prêmios nem cobra taxas de inscrição. globale nasceu em Berlim (Alemanha), em 2003, e segue sendo realizado até hoje com o propósito, inclusive, de que as sedes do festival sigam multiplicando-se, de forma a criar uma rede.

Atualmente, o globale acontece em três cidades alemãs, em Montevidéu (Uruguai), desde 2009, e também em Varsóvia (Polônia) desde 2010. Em 2011, o festival chegou a Bogotá (Colômbia) e ao Rio de Janeiro.

Os comitês organizadores em cada cidade-sede são compostos por um grupo heterogêneo de pessoas que colaboram de forma solidária na organização do festival. O grupo tem uma gestão horizontal e o compromisso de tomar suas decisões por consenso.

Se você também quiser colaborar ou saber mais sobre a edição carioca do festival globale, fale com a gente: globalerio@gmail.com

sábado, 12 de março de 2011

10ª Mostra do Filme livre

Começou nesta sexta feira a 10ª edição da Mostra do Filme Livre.

São duas as diretrizes que guiam a Mostra do Filme Livre (MFL): independência e independência. A primeira se refere à linguagem, a uma necessidade de buscar obras ousadas que raramente encontram espaço, mesmo em outros festivais, quanto mais no circuito comercial. A segunda diz respeito à forma de produção, privilegiando filmes sem incentivo fiscal, aqueles feitos na marra por produtores e diretores de todo o Brasil. Pois é juntando independência de um lado com independência de outro que a MFL completa em 2011 uma década de existência, levando, de hoje até o dia 31, 333 filmes para o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio e de São Paulo e para cineclubes de oito estados (programação completa em www.mostralivre.com).

Já em sua origem, a proposta da MFL foi ser democrática. O evento surgiu em 2002 para dar espaço a uma crescente produção em vídeo, com poucas chances de distribuição. Por isso, desde então a mostra aceita a inscrição de qualquer tipo de filme, da película ao digital, do curta ao longa, do velho ao novo.

- A gente aceita todos os formatos, durações, gêneros, aceita até filmes antigos. Isso nenhum outro festival faz - explica Guilherme Whitaker, criador e organizador da mostra. - Nos últimos anos, os festivais maiores acabaram mudando seu perfil, e recebendo filmes feitos com menos grana. Mas isso é uma coisa que a gente já faz há dez anos. Produtoras que estão em voga hoje, como a Teia, de Minas Gerais, ou a Alumbramento, do Ceará, já tiveram trabalhos exibidos com a gente há bastante tempo.

Tem gente fazendo filmes ótimos, mas que não passam em lugar algum. É por causa deles que a mostra existe e se mantém até hoje. Não adianta mandar filme careta que a gente rejeita. Queremos filmes independentes da caretice e também independentes na produção.

Em comemoração à data redonda do aniversário, a MFL 2011 terá um foco na jovem produção brasileira, com uma retrospectiva de filmes que passaram pelo evento e que foram realizados neste início de século. No total, serão exibidas 333 produções, sendo que mais de 90% delas foram rodadas sem verbas de leis de incentivo fiscal.

- Tem gente fazendo filmes ótimos, mas que não passam em lugar algum. É por causa deles que a mostra existe e se mantém até hoje - diz Whitaker. - Não adianta mandar filme careta que a gente rejeita. Queremos filmes independentes da caretice e também independentes na produção. Dane-se se o cara faz um filme com ou sem apoio, a gente não veta nada, mas a ideia é valorizar quem não precisa de verbas públicas para realizar sua obra.

Enquanto no ano passado a MFL reuniu 5.500 pessoas, espera-se o dobro de espectadores para este ano. Será a primeira vez que o evento terá uma perna em São Paulo e nunca antes houve tantas sessões - serão 59 - em cineclubes.

A abertura, marcada para hoje, será restrita a convidados com a apresentação de um vídeo feito especialmente para a MFL pelo artista Christian Caselli e a pré-estreia da nova produção de Nilson Primitivo e Paulo Duarte, "Um inferno sem lazer". Já a partir de amanhã, a mostra vai abrir suas portas ao público, com a projeção do projeto coletivo "Desassossego" (foto), às 19h30m, no CCBB. No sábado, no mesmo local e horário, será a vez de "O céu sobre os ombros", de Sérgio Borges, o vencedor do último Festival de Brasília, chegar ao Rio. Depois, no domingo, novamente às 19h30m e no CCBB, será exibido "Os monstros", novo filme de Luiz e Ricardo Pretti, Guto Parente e Pedro Diógenes, os mesmos diretores de "Estrada para Ythaka".

Além desses, estão na programação "Luz nas trevas", de Helena Ignez, "Legião estrangeira", de Luiz Alberto Rocha Melo, "Chantal Akerman, de cá", de Gustavo Beck, entre outros. Haverá, ainda, debates com os realizadores.

- Neste ano estamos trazendo 18 convidados de outros estados para participar das sessões com o público. Isso vai ser importante para movimentar mais e mostrar para as pessoas o que é um filme livre - afirma Whitaker.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO NO SITE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário