O que é o globale?

globale é um festival que propõe, através da exibição de filmes de ficção e documentário, construir momentos de debate com um público amplo sobre temas relacionados aos processos de globalização. É um festival sem fins lucrativos, não competitivo e que, portanto, não entrega prêmios nem cobra taxas de inscrição. globale nasceu em Berlim (Alemanha), em 2003, e segue sendo realizado até hoje com o propósito, inclusive, de que as sedes do festival sigam multiplicando-se, de forma a criar uma rede.

Atualmente, o globale acontece em três cidades alemãs, em Montevidéu (Uruguai), desde 2009, e também em Varsóvia (Polônia) desde 2010. Em 2011, o festival chegou a Bogotá (Colômbia) e ao Rio de Janeiro.

Os comitês organizadores em cada cidade-sede são compostos por um grupo heterogêneo de pessoas que colaboram de forma solidária na organização do festival. O grupo tem uma gestão horizontal e o compromisso de tomar suas decisões por consenso.

Se você também quiser colaborar ou saber mais sobre a edição carioca do festival globale, fale com a gente: globalerio@gmail.com

sábado, 25 de agosto de 2012

Daqui a pouco! Às 16h, no Pré - Vestibular para Trabalhadores (Centro)

RAÍZES DO SERTÃO, de Deleon Souto. Brasil, 2010. Documentário, 13min., Livre.
Mudanças no cotidiano vivenciado no sítio Mucambo, uma comunidade rural do município de Patos/PB.



POR UM INDEPENDENTE HAITI(Pou Yon Ayiti Souvren), de Paul j Lynch. EUA/Haiti, 2011. Documentário, 9min., 14 anos.
Universitários haitianos expõem o desrespeito à soberania de seu país, que tem levado as comunidades internacionais ao fracasso na promoção dos direitos





856 - A CASA DO POETA, de Luiz Claudio Lima e Sonia Maciel/ Subúrbio em Transe/ Núcleo de Arte Grécia/ E.M. Aníbal Freire. Brasil, 2012. Documentário, 30 min., 10 anos. 
Memória e paisagem do subúrbio atingidas pela Transcarioca.



A TORNALLÓM, de Miguel Viveiros de Castro. Brasil/Espanha, 2005. Documentário, 55min., Livre.
Sobre a comunidade La Punta, em Valencia (Espanha), que resistiu à especulação imobiliária durante 10 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário